Thursday, March 09, 2006

Suicídio… Coragem ou loucura?


Suicídio. Eis a grande questão, ou a grande resposta para muita gente. O que leva tantas pessoas a desejarem a morte? Porquê que tantos escolhem esta forma para acabarem com os seus problemas? O que nos leva a tal loucura ou, talvez, a tal coragem?
Os motivos são muito vastos: doenças incuráveis, mau ambiente familiar, morte de um ente querido, mau aproveitamento escolar, desintegração da sociedade (alvo de desprezo), em geral falta de auto-confiança e de amor-próprio.
Quando se está perante um suicídio, surge sempre a questão “Serão estas razões plausíveis face a tal fatalidade?”. Obviamente que uma pessoa em circunstâncias psicológicas normais, acha a maioria dos suicídios um absoluto absurdo, descrédito e fraqueza… Contudo as pessoas que o experimentam ou pensam em realizá-lo, consideram-no como a única solução. Estas pessoas estão tão debilitadas a nível afectivo, que muitas vezes não conseguem compreender a verdadeira essência da vida, ou seja, conseguir ultrapassar as barreiras que nos são entrepostas a cada dia, vislumbrar um novo horizonte a cada nascer do sol, independentemente do pôr-do-sol desastroso do dia anterior. Por vezes, o suicídio é tentado, mas não de uma forma infalível, onde o sujeito só o faz como uma tentativa de socorro e ajuda por parte daqueles que o rodeiam, isto é, um modo de chamar à atenção para a sua vulnerabilidade e cansaço face a determinadas situações.
Por outro lado, penso se não será um acto de coragem decidir pôr término à vida. Essencialmente, quando se pensa na família e amigos que se deixam a sofrer, na forma como se vai proceder ao acto, das maneiras mais cruéis e eficazes para a execução, e daquilo que, afinal, fizemos pelos outros enquanto cá estivemos.
Suicídio… é precisa coragem e loucura!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pois é, acho k dissete tudo acerca deste tema!!Mentiria se disse-se k nunca pensei nisso(suicidio), pois acho k todos nós temos dias e k nos parece k a unica solução é a morte, mas depois pomo-nos a pensar k existem muitas pessoas piores k nós k podemos ajudar e tentar salvar, pelo menos é isso k m impediu até hoje!!
Mas existe muito mais do k a loucura e coragem no acto de suicidio, pois os motivos k inuciaste estão todos bem, mas esqueceste de um tambem muito importante, o sentimento de solidão, pois um ser humano, tal como tudo, vive através dos outros, pois se não existissem outros não existiriamos. Pois eu (como muita gente ) tem mais medo de ser esquecido, do k da propria morte, pois quem é lembrado nunca morre e o acto de suicidio é uma forma de marcar as pessoas para que estas não se esqueção k "existimos"

10:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Da vontade de viver à desistência, há um longo caminho a percorrer. Como amante eterno da vida e de todas as suas fontes de prazer e realização, não consigo aceitar que se possa cair em tal descrédito e falta de auto-confiança, para se equacionar a hipótese de desistir. Porque só vê nesse caminho uma alternativa, quem não quer procurar novos desafios, ou tem medo de tentar ultrapassar os obstáculos, porque parecem demasiado poderosos! Ainda hoje procuro mais obstáculos, para que ao superar cada um, saia dessa demanda com mais energia e vontade de viver! Assim, nem tempo tenho para pensar em desistir...

1:01 AM  

Post a Comment

<< Home