Thursday, March 09, 2006

Suicídio… Coragem ou loucura?


Suicídio. Eis a grande questão, ou a grande resposta para muita gente. O que leva tantas pessoas a desejarem a morte? Porquê que tantos escolhem esta forma para acabarem com os seus problemas? O que nos leva a tal loucura ou, talvez, a tal coragem?
Os motivos são muito vastos: doenças incuráveis, mau ambiente familiar, morte de um ente querido, mau aproveitamento escolar, desintegração da sociedade (alvo de desprezo), em geral falta de auto-confiança e de amor-próprio.
Quando se está perante um suicídio, surge sempre a questão “Serão estas razões plausíveis face a tal fatalidade?”. Obviamente que uma pessoa em circunstâncias psicológicas normais, acha a maioria dos suicídios um absoluto absurdo, descrédito e fraqueza… Contudo as pessoas que o experimentam ou pensam em realizá-lo, consideram-no como a única solução. Estas pessoas estão tão debilitadas a nível afectivo, que muitas vezes não conseguem compreender a verdadeira essência da vida, ou seja, conseguir ultrapassar as barreiras que nos são entrepostas a cada dia, vislumbrar um novo horizonte a cada nascer do sol, independentemente do pôr-do-sol desastroso do dia anterior. Por vezes, o suicídio é tentado, mas não de uma forma infalível, onde o sujeito só o faz como uma tentativa de socorro e ajuda por parte daqueles que o rodeiam, isto é, um modo de chamar à atenção para a sua vulnerabilidade e cansaço face a determinadas situações.
Por outro lado, penso se não será um acto de coragem decidir pôr término à vida. Essencialmente, quando se pensa na família e amigos que se deixam a sofrer, na forma como se vai proceder ao acto, das maneiras mais cruéis e eficazes para a execução, e daquilo que, afinal, fizemos pelos outros enquanto cá estivemos.
Suicídio… é precisa coragem e loucura!

Wednesday, March 01, 2006

Grandiosa festa de carnaval


























Pois foi.... No dia 27 em Paredes em casa da Silvana e no meio da cidade a fazer fugurinhas... No dia 28 no meio da ciadade de Penafiel.... A fazer o quê?! Figurinhas!!! Ah pois é!! mas foi muito muito muito muito divertido!!! Nós somos o máximo... desculpem lá!!! Ora vejam....