Thursday, February 08, 2007

Diabos à solta


Nos dias que correm raras são as crianças que crescem saudáveis num ambiente de educação bem fundamentada. A má educação paira em todas as casas, na rua, no carro, no comboio... Ninguém lhes pode dirigir a palavra ou um olhar mais autoritário, com o risco de levarmos pancada ou um tufo de palavrões.

A maioria das crianças quando chega ao infantário não possui quaisquer regras. Nesta situação, no jardim de infância já não se trata de complementar a educação das crianças (algo que deveria ter começado em casa), trata-se sim, da tentativa de domesticação de seres que se apresentam quase como selvagens. Comportamentos, atitudes reprovativas que os pais toleram ou abafam com aquele jogo, com as batatas fritas, com uma saia nova, ou até mesmo com um grito imenso que toda a freguesia ouviu mas que se torna indiferente para a criança.

Em vez de se dizer um "não" firme, em tom baixo mas severo, em vez de se impôr regras, direitos, mas também, deveres desde muito cedo, em vez dos pais se tomarem como uma modelo para os filhos, em vez de tantas outras coisas que osencarregados de educação deberiam valorizar, hoje em dia é asssim "É a criança quem mais ordena!". Se a crinacinha diz ""cala-te", o pai cala-se; se o filhotinho diz"vê lá se queres levar com o livro na cabeça", o pai fecha os olhos e continua na sua; quando a criança faz uma birra, a mãe nao a educa-a, suborna-a com um doce.

Isto é uma vergonha! Depois os pais que se venham queixar à comunicação social que os filhos lhe batem, que o filho assassinou o pai, que o filho rouba a própria família! Pois eu afirmo com convicção: Muito bem feita! A culpa só é vossa... TODA VOSSA!

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo texto! Descreves perfeitamente aquilo que penso e sinto muitas vezes quando "dou de caras" com uma criança destas...e ainda pior, com uns pais destes!!!:@ Dá uma vontade enorme de perder o controlo e insultá-los...grrr! Mas será que vale a pena?!:S Será que alteramos alguma coisa? É um problema profundo da nossa sociedade.........

1:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

porque tudo isto é verdade e concordo plenamente com o que dizes... mas ja imaginaste se por muito qeu nos custe esta atitude destas crianças pode ser fruto de uma doença da época em que vivemos com um nome nao muito agradavel que é a "hiperactividade"?!?!?!?!!?
por vezes essas crianças que vemos na rua com as atitudes que tu descreves sao apenas crianças que sofrem desta grande doença do seculo XXI a "hiperactividade"... pode tambem ser apenas a falta de atençao e compreensao dos pais, pode tambem ser a falta de educaçao, pode tambem ser tudo o que nos parece mais obvio... mas sem nos apercebermos por vezes pode ser simplesmente a "hiperactividade" a falar mais alto... nao sei se tens contacto com crianças com essa doença, mas eu tenho contacto talvez com a criança que menos necessitava dessa doença sendo ela ja bastante activa para o ser que é... mas a tal "hiperactividade" assombra-a e a todos que a rodeiam. por vezes tornasse uma criança malcriada e tudo d ruim por vezes... mas nao é por falta da tal educaçao que a criança é o é... por vezes leva a melhor educaçao, mas o bichinho da tal doença nao deicha a criança endireitar... depois o pior é quem sofre nao sao os "amigos" da criança... porque esses gostam dela porque ela diz sempre "Já deviamos ter feito"; "Já deviamos ter ido" entre outras tantas que sem nos apercebermos estamos ja incutidos no desenvolver da doença... por vezes akeles que apontamos como tresloucados, quem sabe senao sao apenas umas crianças hiperactivas.... é uma doença comum hoje em dia e sem cura á vista senao a compreensao... para todos fica aki um pedido" se souberem a melhor maneira de lidar com uma criança destas digam me pf."
=)
*****

7:43 AM  
Blogger gi said...

Posso saber quem o autor/autora desta ultima mensagem? Mesmo que as pesoas saibam a resposta à pergunta deixada, nao o/a conseguem contactar

5:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

bem =) é a catarina da jac...

12:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

A educação perdeu-se algures no caminho da evolução da humanidade.
É muito mais fácil subornar do que educar! É muito mais fácil ignorar do que educar! É muito mais fácil esquecer do que educar...
Pobres daqueles que se pensam pais, porque nada sabem disso (a prova está no resultado final).
Mas nós, que tivemos pais que se interessaram e empenharam, actuemos como bons cidadões e, no futuro, tratemos de educar "verdadeiramente" os nossos filhos! Com valores!...

5:05 AM  

Post a Comment

<< Home